terça-feira, 28 de abril de 2009

Revolução de 25 de Abril de 1974

Nesse ano de 1974, eu, Mariana Salomé ainda não era nascida. Os meus Pais ainda eram muito pequeninos. Claro que não se lembram do que aconteceu nesse dia. Os meus Pais conhecem muito bem a História do 25 de Abril de 1974 porque ouviram os Pais, os Avós e os Tios contar a história desse dia. Foi um dia de muita confusão porque os militares todos juntos saíram à rua com armas na mão, porque estavam descontentes com o Governo da altura.
Nesse Tempo, as pessoas não podiam dizer o que pensavam, era a Ditadura. Quem dissesse mal do Ditador, o Presidente de Portugal, ia logo para a cadeia. Não existiam partidos políticos nem eleições livres, ou seja ninguém podia votar livremente.
Então, no dia 25 de Abril de 1974 os militares decidiram ajudar o Povo a acabar com a Ditadura. Os militares para saírem todos ao mesmo tempo para à rua, combinaram que o sinal seria quando na Rádio Renascença tocasse a música de Paulo de carvalho “ e depois do adeus” que foi a primeira senha da Revolução de 25 de Abril, por volta dás 23 horas do dia 24 de Abril. Cerca de hora e meia depois, já no dia 25 de Abril, na mesma Rádio Renascença, tocava a música de Zeca Afonso “ Grândola Vila Morena” que era a segunda senha para os militares confirmarem o bom andamento das tropas militares. Os militares bloquearam as principais cidades do País em especial Porto e Lisboa. Em Lisboa estava situado o Governo de Portugal no qual era Presidente Marcello Caetano.
Os militares queriam acabar com o Governo de Marcello Caetano que era mau para o Povo. Houve muita confusão, alguns tiros, alguns feridos e quatro pessoas morreram quando a polícia política, a PIDE, disparou tiros sobre um grupo de manifestantes.
Então, os militares uniram-se e colocaram nos canos das espingardas o cravo vermelho, flor que se tornou o símbolo da Revolução de 25 de Abril de 1974.
Assim os militares conseguiram com que o Presidente Marcello Caetano se rendesse e partiu para a Ilha da Madeira rumo ao Brasil. Assim a Ditadura acabou.
Esta Revolução de 25 de Abril de 1974 trouxe a Liberdade ao Povo português. Desde essa data festejamos todos os anos o dia da Liberdade que é feriado nacional no dia 25 de Abril.
“Viva a Liberdade!”

Mariana Salomé

Nenhum comentário: